Copa do Mundo pode promover 'intercâmbio' de vírus e bactérias
Postado por: Anacley Souza
Cerca de 600 000 turistas estrangeiros são esperados no Brasil durante a Copa do Mundo. O grande contingente de pessoas vindas de várias partes do planeta favorece o intercâmbio de vírus e bactérias que podem causar doenças tanto nos brasileiros quanto nos estrangeiros. Para os brasileiros, a ameaça são enfermidades que estão controladas no país, mas em atividade fora daqui, como o sarampo. "A Europa vive um surto de sarampo, causada pela queda na adesão à vacinação. O risco é maior para crianças com menos de um ano, que, nessa faixa etária, ainda não foram imunizadas, e moradores de regiões com baixa cobertura da vacina", afirma o pediatra Renato Kfouri, presidente da Associação Brasileira de Imunizações (SBIM). De abril de 2013 a março de 2014, 9 579 casos de sarampo foram registrados no velho continente, segundo o Centro Europeu para Controle e Prevenção de Doenças. Outro perigo é a meningite. A vacina oferecida na rede pública brasileira protege apenas contra o sorogrupo C, mais comum no país. "Mas há tipos que circulam em outros lugares, como o W-135, no Chile, na Argentina e em algumas partes da África, e podem ser trazidos com os turistas", diz Kfouri. No Chile, por exemplo, 32 casos de meningite W-135 foram confirmados entre janeiro e maio de 2014. Em fevereiro, o Ministério da Saúde emitiu um informe para as secretarias Estaduais e municipais alertando sobre a doença. O comunicado solicita que casos suspeitos sejam notificados e que amostras dos pacientes sejam encaminhadas para exame no Instituto Evandro Chagas (IEC), laboratório de referência nacional em epidemiologia.
Rio Real: ‘Carro do corte’ sumiu, mas homicídios continuam em alta
Postado por: Anacley Souza
Apesar do longo silêncio da PM sobre o Caso Rio Real e da demora por parte da Polícia Civil e Ministério Público, algo mudou após denúncias. O famoso carro preto, ou “carro do corte”, que seria utilizado para os homicídios e invasões de residências, desapareceu da região. “Aquelas mortes em circunstâncias estranhas realmente não ocorreram mais”, observa Dias. Por outro lado, após a crise, diversos policiais de Rio Real foram transferidos. O efetivo, que já era baixo, hoje tem 90 policiais - já chegou a ter 130. A 6ª CIPM é responsável por Rio Real e mais sete cidades da região. Essa perda, ao que tudo indica, fez aumentar crimes contra o patrimônio, como assaltos e furtos. Mas os próprios homicídios continuam com altos índices. Segundo a comarca local, 14 assassinatos já ocorreram este ano. Em todo o ano passado, segundo último relatório do Pacto Pela Vida, foram 21. No levantamento, Rio Real preocupa a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e aparece como zona vermelha entre os municípios da Região Leste (Aisp-48). A média é de 52 homicídios para cada 100 mil habitantes, número semelhante ao de cidades bem maiores, como Feira de Santana - 56 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Substituto de Florisvaldo Ribeiro, o atual comandante da 6ª CIPM, major Sérgio Malvar, afirma que o número de mortes violentas na região este ano tem relação com um fugitivo do Presídio Salvador. Conhecido como Tio de Binho, a ele é atribuído nove mortes nos últimos meses. “Mesmo assim, em relação ao mesmo período do ano passado, o número de homicídios caiu”, argumenta. Quanto ao aumento de crimes contra o patrimônio, Malvar admite que o baixo efetivo contribui. “Mas também não é nada absurdo. Problemas com efetivo existe em qualquer interior”, observa. (Correio da Bahia)
Fifa coloca 180 mil ingressos à venda a partir da meia-noite de hoje
Postado por: Anacley Souza
A Fifa (Federação Internacional de Futebol) vai colocar à venda cerca de 180 mil ingressos da Copa do Mundo de 2014 à meia-noite desta terça-feira (horário de Brasília). O número foi divulgado ontem (02) pela entidade. A comercialização será feita primeiramente por meio do site www.fifa.com/ingressos. A federação informou que haverá bilhetes para todos as partidas do Mundial, inclusive para a final e abertura, além de jogos da seleção brasileira. Essas entradas haviam sido retidas pela Fifa já que a entidade não conhecia o mapa de assentos de arenas da Copa cujas obras atrasaram. O Itaquerão e a Arena da Baixada, entre outras, estão entre as atrasadas. Segundo a Fifa, a venda dos ingressos da Copa será feita por ordem de chegada, ou seja, quem pedir primeiro leva. Em comunicado oficial, o gerente de marketing da entidade, Thierry Weil, recomenda que os torcedores acessem o site da Fifa “no primeiro minuto de quarta-feira, dia 4 de junho”. Horas depois, às 9h (horário de Brasília), a Fifa colocará os ingressos à venda também em 12 postos de distribuição de bilhetes instalados em cidades-sede da Copa. Lá, a venda também será feita por ordem de chegada. Só 12 postos de retirada de ingressos farão a venda de bilhetes (cheque os endereços abaixo). Centrais instaladas em aeroportos, por exemplo, não estarão aptas à comercialização. Em comunicado enviado nesta tarde, a Fifa informou que a demanda por ingressos reservados a torcedores com mobilidade reduzida é pequena. Por isso, parte desses assentos será posto à venda a torcedores comuns. A entidade máxima do futebol ainda informou que é possível que outros ingressos sejam disponibilizados após o lote de quarta-feira. Isso porque alguns bilhetes podem ser devolvidos por torcedores que já os adquiriram em etapas anteriores.
- Salvador – Iguatemi Shopping: Av. Tancredo Neves, 148, Estacionamento I-1
Saiba como prevenir e combater bactérias resistentes da boca
Postado por: Redação Voz da Bahia h
As bactérias “super resistentes” se tornaram um problema mundial nos últimos tempos. E a boca, composta por uma grande diversidade de microorganismos, se não higienizada sempre e da maneira correta, pode ser a porta de entrada de uma infinidade de doenças graves e difíceis de tratar. “Algumas bactérias presentes na boca trazem até benefícios e são importantes para a manutenção da saúde, pois inibem a colonização por microorganismos com potencial de causar doenças”, diz Renata Mattos Granner, dentista e professora doutora da área de microbiologia e imunologia da Unicamp. O problema é que algumas bactérias bucais podem apresentar resistência a antibióticos usados para tratar doenças do corpo e se multiplicam na boca quando a pessoa está tomando esse tipo de droga. Ou seja, o antibiótico acaba servindo de fortificante para aqueles organismos que não morreram. Eles resistem, crescem e voltam com tudo. Uma vez renovados e mais fortes, esses microrganismos podem ser um perigo para todo o corpo humano. “As bactérias bucais podem representar um problema quando conseguem acesso à corrente sanguínea, o que pode acontecer em pessoas com gengivite ou outras infecções bucais não tratadas. Nestes casos, esses organismos podem agravar ou iniciar infecções sistêmicas”, alerta Renata.
Neymar quer censurar a imprensa impedindo perguntas sobre Bruna, diz colunista
Postado por: Redação Voz da Bahia
Após polêmicas envolvendo supostas puladas de cerca, Neymar e Bruna Marquezine querem fazer a linha discretos. O jogador pediu para a sua equipe censurar a imprensa e proibir jornalistas de fazer perguntas sobre Bruna Marquezine. O curioso é que no último domingo os pombinho se agarraram no estacionamento do Granja Comary, onde havia a presença de fotógrafos. Vale lembrar, que o jogador já levou bronca do Barcelona, que mandou o jovem se preservar mais e se expor menos. Além de jogar mais também. As informações são de Fabíola Reipert.
Nenhum comentário:
Postar um comentário