Prefeito de Feira de Santana se reúne com líderes empresariais em Barcelona
No segundo dia do Congresso Cidades Inteligentes, José Ronaldo debate temas como de iluminação urbana, vídeo-monitoramento e sistemas semafóricos inteligentesDurante a programação do ontem (20), José Ronaldo recebeu representantes de empresas de diversos segmentos para tratar de novas tecnologias nas áreas de iluminação urbana, vídeo-monitoramento e sistemas semafóricos inteligentes, entre outros assuntos.
“Ficamos muito próximos de todos os estandes e ainda pudemos manter contatos importantes em áreas que Feira de Santana fará investimentos durante esta administração”, revelou o prefeito.
O evento ainda atrai empresas privadas e gestores públicos de todo o mundo. Empresários feirenses organizaram uma comitiva e também participam da exposição.
O prefeito encerrou os trabalhos de ontem satisfeito com os resultados, uma vez que essas temáticas encontram-se, segundo ele, na “ordem do dia” da administração municipal, tendo em vista investimentos previstos.
“Obtivemos, junto aos prepostos dessas empresas, informações valiosas que muito podem nos ajudar em um futuro breve, especialmente nos investimentos que estamos planejando para a iluminação pública e para os controles de tráfego na nossa cidade”, afirmou José Ronaldo, ao final das três reuniões.
“Eu vejo com um certo cuidado a questão do armamento da guarda municipal”, diz deputada
A deputada conversou com Varela Notícias e contou sua opinião sobre a notícia do armamento da guarda municipal a partir de janeiroO sindicato queria a liberação do porte para uso de arma letal e a garantia de curso de capacitação para uso de armas de fogo e de taser para todos os guardas. O pedido do sindicato foi atendido, e em janeiro os guardas já começam a fazer uso de armas de fogo.
Em janeiro serão apenas 70 guardas armados, mas até 2015 todo o resto da tropa já deverá estar fazendo uso de armas. Esses 70 que atuarão armados, a partir de janeiro, serão supervisores dos outros guardas, de acordo com o tenente-coronel Peterson Tanan Portinho, superintendente da Guarda Municipal. A função dos guardas é garantir a preservação do patrimônio público e prevenir a violência. Eles também auxiliam na segurança de órgãos da prefeitura, para garantir a integridade física dos servidores.
A notícia sobre o uso de armas pela Guarda Municipal dividiu opiniões. Na Câmara de vereadores de Salvador gerou certa polêmica. A bancada da oposição acredita que a guarda deveria ter uma função mais preventiva e não de combate ao crime instalado. A população também está dividida, como mostrou matéria do Varela Notícias ontem.
A deputada estadual Kelly Magalhães (PCdoB) parece não ter decidido ainda se é contra ou a favor da medida, e em entrevista ao VN falou que esta é uma discussão que o Brasil precisa se atentar melhor.
“No momento em que o Brasil discute a desmilitarização das polícias eu vejo com uma certa reserva, um certo cuidado o armamento da guarda municipal, até pelo seu caráter de ser especifico para cuidar do patrimônio e não das pessoas, eu vejo com uma certa reticência” disse a deputada.
Mas também procurou entender o lado dos guardas municipais: “eu imagino que os guardas municipais, pela pressão que tem sofrido, e pela forma que tem atuado também, auxiliando a polícia militar, é claro que nesse momento eles desejam o direito de também se armar para poder se resguardarem e consideram aquilo que fazem como um trabalho melhor estando armado”.
“Mas essa é uma discussão que o Brasil deve se atentar melhor, deve ter mais cuidado. A questão de muitas armas no Brasil tem provado, quando não se aprovou o uso de armas pelo cidadão comum, que o índice de pessoas que morrem por uso de armas de fogo é muito grande. Portanto eu sou uma das deputadas que vejo com reserva, mas também levando em consideração os fatores que envolvem a própria guarda municipal. Vejo que precisa de um debate maior, para que haja um convencimento da sociedade, daqueles que estão em duvida, daqueles que são a favor ou contra dessa questão” revelou a deputada.
Dias D’Ávila: Jovem é morto enquanto montava móveis em loja
Ainda não se sabe a autoria nem motivação do crime
Um jovem identificado como
Daciano Diniz da Conceição, de 20 anos, foi morto a tiros na noite de
quarta-feira (20), enquanto montava móveis em uma loja, no município de
Dias D’Ávila, Região Metropolitana de Salvador.
De Acordo com informações da 25ª
Delegacia de Polícia, por volta das 19h, a vítima estava prestando
serviço ao estabelecimento e ajudava a montar uma prateleira no momento
do crime, na Avenida Imbassaí, quando dois homens armados, que estavam
em uma moto, chegaram ao local e efetuaram diversos disparos contra a
vítima, que morreu na hora.
Ainda não se sabe a autoria nem
motivação do crime, porém a polícia trabalha com a hipótese de execução,
pois o rapaz foi morto, mas nada foi roubado do local.
Conceição do Coité: Homem é assassinado dentro de academia
A vítima foi atingida por vários disparos, enquanto fazia exercíciosSegundo informações de sites da região, Luiz Carlos Simões Oliveira, 23 anos, conhecido por Do Happ, estava no aparelho treinando peitoral quando surgiram dois homens encapuzados e um deles disparou várias vezes, sem dar chances de a vítima reagir.
Centenas de curiosos compareceram ao local enquanto estava sendo aguardada a presença da polícia civil de Coité. De acordo com a polícia, a vítima já havia sido preso em 2012, por porte de drogas e arma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário