sexta-feira, 21 de junho de 2013

Ginecologista de plantão: Dr. Christian Ferraz tira suas dúvidas no Voz da Bahia 
O ginecologista, Dr. Christian Ferraz, esclarece dúvidas sobre sangramento vaginal na gestação para os leitores do Voz da Bahia.
Qual a porcentagem das mulheres que apresentam algum tipo de sangramento vaginal durante as primeiras semanas de gestação?
Dr. Christian: Sangramento vaginal no curso de uma gravidez preocupa muito a mulher por medo de deflagrar um processo de abortamento ou, mais tarde, num processo de parto prematuro e isso deixa a gestante extremamente angustiada. A grande maioria dos sangramentos na gestação não vai levar a complicações sérias, mas se fizermos um levantamento estatístico, em torno de 10 a 20% das mulheres vão apresentar algum sangramento no curso da gravidez, principalmente nas primeiras semanas até a 14ª semana. Muitas vezes é bem no comecinho, um sangramento de implantação, ou seja, a junção do homem com a mulher forma um pequeno embrião e quando ele se transforma num blastocisto ele sai do caminho da trompa para penetrar na cavidade uterina, depois ele chega no útero e vai penetrar na reação tecidual com o endométrio, aí ele promove um pequeno sangramento e a mulher pode pensar que se trata de uma ameaça de abortamento, quando na verdade não é.  Existem outras formas de sangramentos que deixam a mulher preocupada, mas se ela procurar seu especialista nessa fase inicial, muitas vezes o profissional ginecologista pode suplementar o hormônio que é a progesterona e na maioria dos casos esse sangramento é coibido, desaparecendo posteriormente. O mais importante é que ela esteja fazendo o pré-natal, sendo acompanhada pelo especialista, pois assim que se apresente qualquer sintoma estranho ela tem aonde se respaldar, o ideal é procurar fazer o tratamento mais cedo possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário