terça-feira, 5 de agosto de 2014

 ‘Se a crise não for resolvida, será um caos’, diz presidente das Santas Casas na Bahia
 Postado por: Anacley Souza 
O Brasil possui 2,1 mil hospitais sem fins lucrativos, que são responsáveis por 51% do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Mas a maioria das entidades filantrópicas corre o risco de fechar as portas por causa do subfinanciamento, que faz com que as instituições fechem as contas no vermelho. A crise, em nível nacional, foi denunciada pelo Fantástico deste domingo (3) e confirmada pelo presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia, Maurício Almeida Pereira. “Se a crise não for resolvida, será um caos”, alertou Pereira, que também é vice-presidente da Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB). Segundo ele, nos últimos quatro anos diversas unidades da Santa Casa do estado tiveram que fechar as portas, como as de Senhor do Bonfim, Nazaré das Farinhas, Conceição do Coité, Cruz das Almas e Santo Amaro,  e outras entidades filantrópicas estão em vias de fechamento,  como a Maternidade de Santo Amaro, único centro neonatal do recôncavo baiano. E a não resolução do impasse poderia gerar consequências graves para a população baiana. “A filantropia é responsável por 96% da assistência oncológica no estado e 85% das cirurgias de visão. Se essa rede hospitalar, como está quebrando uma a uma, o SUS entra em colapso”, advertiu. O presidente da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA). O problema, de acordo com o presidente, é que muitas instituições dependem quase que exclusivamente do SUS, mas não recebem valores suficientes nem ao menos para cobrir os custos de operação.



Quase 78% dos deputados federais concorrem à reeleição em outubro
 Postado por: Anacley Souza
Dos 513 deputados federais, 398 (ou 77,58% da composição atual da Câmara dos Deputados) concorrem à reeleição em outubro. Os demais 115 ou não disputam nenhum cargo, caso de 38 deles (7,41%), ou concorrem a outros cargos, caso dos 77 restantes (15%). Os números estão em levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Em matéria divulgada na Agência Brasil, dos 77 deputados que disputam outros cargos, 21 buscam uma vaga de vice-governador, 21 concorrem ao Senado, 19 preferem ser deputado estadual, 10 pretendem ser governador e seis desejam ser suplente de senador. Supondo que todos que disputam a reeleição consigam renovar seus mandatos,  historicamente, apenas entre 60% e 70% conseguem,  a renovação já seria de 22,42%. A estimativa do Diap, no entanto, é que a renovação da Câmara em 2014 ultrapasse a média histórica e supere os 50% da composição da Casa. (Correio)



INSS antecipa 50% do pagamento do 13º a aposentados e pensionistas
 Postado por: Redação Voz da Bahia 
O governo autorizou a antecipação de metade do 13º salário aos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os beneficiários receberão a quantia junto com a folha de pagamento de agosto, de acordo com decreto publicado no "Diário Oficial da União" desta terça-feira (5). No ano passado, o benefício também foi antecipado. A primeira parcela corresponderá a até 50% do valor do benefício correspondente ao mês de agosto e será paga juntamente com os benefícios correspondentes a esse mês. A segunda parcela corresponderá à diferença entre o valor total do abono anual e o valor da parcela antecipada e será paga juntamente com os benefícios correspondentes ao mês de novembro. Não haverá desconto de Imposto de Renda (IR) nesta primeira parcela. De acordo com a legislação, o IR sobre o 13º só é cobrado em novembro, quando será paga a segunda parcela da gratificação.
Quem não recebe
Por lei, não têm direito ao 13º salário os seguintes benefícios: amparo previdenciário do trabalhador rural, renda mensal vitalícia, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, auxílio-suplementar por acidente de trabalho, pensão mensal vitalícia, abono de permanência em serviço, vantagem do servidor aposentado pela autarquia empregadora e salário-família. (G1)



Serviços de saúde do Brasil estão em alerta para possíveis casos de ebola
 Postado por: Redação Voz da Bahia 
Os serviços de saúde brasileiros já estão em alerta para identificar pacientes que possam ter tido contato com o vírus ebola, de acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Segundo ele, já houve casos de pacientes que vieram da África com sintomas variados e que foram encaminhados para serviços de referência para verificar o risco de ser ebola. “Tem casos de pessoas que vêm de países onde nem tem ebola e os sintomas nem são parecidos”, diz Barbosa. Para ele, isso mostra que os profissionais e o sistema de saúde em geral estão “muito sensíveis” para identificar esses casos. “Isso é bom, desde que não se caia no exagero de não observar de onde a pessoa veio, o que pode sobrecarregar os serviços de referência.” Nenhum dos casos apresentados até o momento no país preencheu os requisitos para ser considerado suspeito de ebola.  “Um era malária e o outro era infecção urinária. Como a pessoa tinha vindo da África, pensaram que poderia ser ebola. Mas no hospital de referência, essa possibilidade é descartada.” 
Probabilidade baixa



Juazeiro: 20 famílias são despejadas de conjuntos do 'Minha Casa Minha Vida
 Postado por: Anacley Souza 
Mais de 20 famílias de Juazeiro, no norte da Bahia, foram despejadas de dois conjuntos do programa "Minha Casa Minha Vida", na segunda-feira (4). A medida foi conta da determinação do Ministério Público Federal, que descobriu que os imóveis tinham sido vendidos ou estavam alugados, o que é proibido. Um morador, que prefere não ser identificado, informou que vivia em uma das casas há quatro meses, pagando aluguel. "Não tinha essa consciência de não poder alugar. Também a pessoa que me alugou não informou nada", disse o homem. Ao todo, 26 mandados de reintegração de posse foram cumpridos nos residenciais "Praia do Rodeadouro", e "Salitre". Os casos foram descobertos após denúncias feitas pelos próprios moradores e também após investigações realizadas pela Caixa Econômica Federal. Os imóveis que tiveram os moradores despejados serão devolvidos à Caixa Econômica Federal e inseridos novamente no programa "Minha Casa Minha Vida". (G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário