sábado, 31 de maio de 2014

Economia brasileira cresceu apenas 0,2% neste trimestre
 Postado por: Anacley Souza 
A economia brasileira esteve praticamente estagnada no primeiro trimestre deste ano, é o que avaliam os especialistas diante da divulgação do PIB, ontem, pelo IBGE. De acordo com o Instituto, o Produto Interno Bruto brasileiro cresceu apenas 0,2% em relação ao último trimestre do ano passado. Na comparação com o primeiro trimestre de 2013, o PIB avançou 1,9%. Na Bahia, o resultado seguiu a mesma linha. Segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), houve um crescimento de 0,7% em relação ao último trimestre e 2% em relação ao mesmo período de 2013. “É um número baixo, mas é mais ou menos o que estava sendo esperado. A economia andou de lado”, avaliou o coordenador do Centro de Macroeconomia aplicada da Fundação Getulio Vargas, Emerson Marçal. Ele atribui o fraco resultado a um sentimento pessimista, tanto das famílias quanto dos investidores. “O consumo das famílias é um componente importante para o PIB e deu uma parada. Pela primeira vez, esse índice caiu contra o trimestre anterior. Isso preocupa um pouco, é sinal de que alguma coisa mais forte está acontecendo. Por outro lado, o índice de investimento, bem negativo, mostra que as empresas não estão investindo. O investimento é o PIB de amanhã, então é sinal de que a retomada está mais distante”, explicou o economista.






Ministério da Saúde regulamenta Lei Antifumo no País
 Postado por: Anacley Souza 
O Ministério da Saúde anunciou há pouco a regulamentação da Lei Antifumo, que proíbe o consumo de cigarros em locais fechados em todo o País e veta qualquer propaganda comercial do produto. O objetivo da medida, segundo o governo, é proteger a população do fumo passivo e contribuir para a diminuição do tabagismo entre os brasileiros. As novas regras proíbem o uso de cigarros, cigarrilha, charutos, cachimbos e outros produtos do gênero em locais de uso coletivo, público ou privado. Isso incluiu hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes. Estão vetados inclusive os narguilés. Segundo o governo, fica vetado o uso em ambientes parcialmente fechados por uma parede, teto e até mesmo toldo. O tabagismo é responsável, segundo o Ministério da Saúde, por 200 mil mortes por ano no Brasil. “Ele é considerado o maior responsável por mortes relacionadas a doenças crônicas no mundo e no Brasil”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. O decreto será publicado no Diário Oficial da União na próxima segunda-feira (2), segundo o Ministério da Saúde, e entrará em vigor 180 dias depois. A divulgação ocorreu na manhã deste sábado (31), segundo o Ministério da Saúde, em homenagem ao Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado nesta data. (Agência Estado)




Pesca da piracatinga será restrita na Amazônia para evitar morte de botos
 Postado por: Anacley Souza 
Uma portaria interministerial que será publicada nos próximos dias vai instituir na Amazônia, a partir de janeiro de 2015, moratória de cinco anos para a pesca da piracatinga (Calophysus macropterus), peixe conhecido como douradinha, com o objetivo de proteger a população de jacarés e botos-vermelhos (Inia geoffrensis), chamados de botos-cor-de-rosa. O anúncio foi feito este mês pelos ministérios da Pesca e Aquicultura e Meio Ambiente. Segundo especialistas, pescadores tem matado diversos botos na região e utilizado sua carne como isca para atrair cardumes de piracatinga, chamado de "urubu d'água" porque consome carne apodrecida. A prática, difundida no interior do estado, ocorre ainda em zonas próximas a Manaus, capital do Amazonas. Estima-se que o volume anual de pesca provoque a morte de 67 a 144 botos-vermelhos por ano. Essa quantidade está bem acima da taxa natural de mortalidade, estimada em 16 animais ao ano. Isso tem causado uma redução drástica na quantidade de espécimes. Estudo divulgado em 2011 mostra que, em uma década, a população de botos da Amazônia reduziu pela metade.






Prazo para renovação do Fies é alterado pelo Fundo Nacional
 Postado por: Anacley Souza 
Foi publicada, na última sexta-feira (30), portaria no Diário oficial da União alterando o prazo para a renovação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para contratos feitos em 2011, o prazo vai até o dia 15 de junho, enquanto os contratos de 2012, 2013 e primeiro semestre de 2014, o prazo é até o dia 30 de junho. Os prazos valem para renovação, suspensão, transferência, dilatação ou encerramento do financiamento. Os estudantes devem fazer o aditamento do financiamento através do sistema informatizado do Fies pelo site:www.sisfies.mec.gov.br




De obesa a esportista, mulher perde 25 kg e adere às meias maratonas
 Postado por: Anacley Souza 
O enfarte fulminante que causou a morte da mãe, em 2010, deu um novo sentido a vida de Ana Virgínia Pereira, de 53 anos. A assistente social, que mora em Salvador, e já tinha desistido da luta contra o ganho de peso, tirou da tristeza o empenho por uma vida saudável. No mesmo ano, por meio de um processo de reeducação alimentar e desenvolvimento de atividades físicas, Ana Virgínia perdeu 25 quilos. Além de não ter recuperado o peso perdido, ela descobriu a paixão pelo esporte. Virgínia já correu até 23 quilômetros em meias maratonas realizadas em várias partes do Brasil. Embora a morte da mãe não tenha sido provocada por problemas com obesidade, a fatalidade despertou na família o sinal de alerta. Na época, Ana Virgínia conta que chegou a pesar 90 quilos, sendo que ela tem altura de 1,59 metros. "Entrei na menopausa muito cedo, aos 46 anos. Achei que já estava muito velha e não tinha mais jeito. Meti o pé na jaca e engordei ainda mais. Entrei naquele processo de querer engordar para poder fazer a cirurgia bariátrica", relata a assistente social. Ainda em 2010, quando a mãe faleceu, Ana Virgínia relata que foi orientada pela irmã a procurar ajuda médica para emagrecer. "Por causa do peso, eu também corria risco de enfarte. Eu comecei o tratamento [em uma clínica] em agosto de 2010. Eu dezembro [dos mesmo ano], eu já tinha perdido 23 dos 25 quilos acertado pela nutricionista. Entrei em período de manutenção e, logo após, perdi mais dois quilos", detalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário