sexta-feira, 16 de maio de 2014

EUA condenam brasileiro que denunciou bomba falsa
 Postado por: Anacley Souza 
O estudante brasileiro Francisco Fernando Cruz, preso desde janeiro deste ano nos Estados Unidos por ter feito falsa denúncia de bomba em um avião, foi condenado nesta quinta-feira, 15, a cinco meses de prisão. De acordo com a mãe do rapaz, Cláudia Cruz, moradora de Sorocaba, interior paulista, o consulado brasileiro em Miami entrou em contato para informar sobre a condenação. Cláudia conseguiu falar com o filho e disse que ele estava tranquilo. “Ele estava consciente de que a pena poderia ter sido pior”, disse a mãe. Cruz vai cumprir a pena na mesma prisão em que se encontra. A família ainda não decidiu se vai entrar com algum tipo de recurso. O estudante foi preso no dia 9 de janeiro em Miami, depois de enviar mensagem eletrônica ao Departamento de Polícia local e à empresa TAM Linhas Aéreas alertando que o avião não deveria decolar, pois haveria uma bomba prestes a explodir a bordo. A mensagem foi rastreada e levou os policiais à universidade de Nova Jersey, onde ele estudava. Cruz alegou que fizera uma brincadeira para testar a segurança do voo. A Justiça americana entendeu que houve perturbação à segurança pública. (Estadão Conteúdo)




Número de mortos após naufrágio de balsa em Bangladesh passa de 20
 Postado por: Anacley Souza
O número de mortos no naufrágio de uma embarcação na qual viajavam 200 pessoas em Bangladesh aumentou para 25 nesta sexta-feira (16), enquanto dezenas de pessoas continuam desaparecidas, informaram as autoridades. A primeira tentativa de retirar a 'MV Miraz' do rio não teve sucesso. A balsa transportava até 200 passageiros. Duas embarcações de resgate tentavam arrastar a balsa até a margem. Os mergulhadores trabalharam durante toda a noite para retirar os corpos. "O balanço de mortos chegou a 25, incluindo 15 mulheres e crianças", disse o chefe de polícia local, Ferdus Ahmed. O naufrágio ocorreu nesta quinta-feira (15) às 15h locais (6h de Brasília) durante uma tempestade perto da cidade de Daulatdia, no distrito de Munshiganj. O diretor da Autoridade de Transporte Marítimo de Bangladesh, Shamsuddoha Khandaker, informou que quase 40 pessoas escaparam a nado ou foram resgatadas por barcos de pesca. O número exato de passageiros a bordo não é conhecido. Em Bangladesh, as balsas costumam transportar um número de pessoas muito acima do permitido oficialmente. As autoridades chegaram a anunciar em um primeiro momento que a balsa transportaria até 350 pessoas, mas Khandaker disse que o número seria consideravelmente menor, de 150 a 200 passageiros. (G1)





Enem já tem 2,6 milhões de inscritos; prazo termina na próxima sexta-feira
 Postado por: Redação Voz da Bahia 
A edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já tem mais2.655.111 candidatos inscritos, segundo balanço parcial divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na manhã desta sexta-feira (15). O prazo para participar vai até as 23h59 do dia 23, no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem/. O Enem deverá ser usado por pelo menos 115 universidades federais para o acesso a cursos de graduação. Com base no volume de visitantes no site, o Inep afirma  que os melhores horários para se inscrever na prova do MEC são até as 9h, entre as 14h e as 17h, e após as 21h. O exame será realizado nos dias 8 e 9 de novembro, e a expectativa é que até 8,2 milhões de estudantes se inscrevam este ano. Os candidatos podem tirar dúvidas sobre a inscrição em um passo a passo da inscrição no site enem.inep.gov.br. Em 2013, mais de 7,1 milhões de candidatos se inscreveram no Enem e mais de 5 milhões fizeram as provas. A taxa de inscrição não mudou – continua R$ 35 –, e o pagamento do boleto deve ser feito até o dia 28 de maio.





Dirigentes da Fifa são um peso nas costas, diz Dilma em jantar
 Postado por: Anacley Souza 
A Presidente Dilma Rousseff afirmou, durante jantar com jornalistas esportivos, no Palácio da Alvorada, na quinta-feira, que os principais dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) têm representado um peso. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. De acordo com a publicação, quando falava sobre a ampliação da rede de metrôs nas grandes cidades do País, Dilma foi questionada se tais obras eram por causa da Copa e respondeu: "tirem o Blatter e o Valcke das minhas costas! Não tem nada a ver com a Copa, são obras para as cidades”. Após a afirmação, um dos presentes no jantar perguntou: "eles são um peso, presidente?". "Ô, se são", concordou a presidente, em referência a Joseph Blatter, presidente da Fifa, e Jerôme Valcke, secretário-geral da entidade. Aos presentes ao jantar, Dilma não revelou constrangimento por ter de se encontrar com o presidente da CBF, José Maria Marin, que, em 1976, elogiou o delegado Sérgio Paranhos Fleury , que é acusado de torturar o ex-marido da presidente, Carlos Araújo. "Por que citar o Carlos? Torturou a mim. Sabe o que eu sinto? Eu sinto que não sou eu quem tem de justificar nenhuma barbaridade para minha filha ou para meu neto. São eles que têm. Porque nós ganhamos. É assim que eu sinto: nós ganhamos.”(Terra)




Dudu Nobre diz que colecionava armas e explica foto com fuzil
 Postado por: Redação Voz da Bahia 
O sambista Dudu Nobre disse, por meio da assessoria de imprensa, que não vê motivos para tanta polêmica em torno de uma foto na qual ele aparece segurando um fuzil — arma de uso restrito — na companhia de dois amigos. A imagem foi divulgada na coluna de Leo Dias, na edição de quinta-feira (15) do jornal O Dia. Segundo o artista, a foto foi feita há oito anos, quando ele ensaiava em casa, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, para uma sequência do filme “Tropa de Elite 2”, no qual fez uma pequena participação. O cantor e compositor afirmou ainda que, na época, era colecionador de armas e, por isso, chegou a alugar armamentos para a equipe de produção do longa-metragem. Dudu era proprietário da empresa MDN, de efeitos especiais. No entanto, o artista disse que começou a se desfazer da coleção de armas logo após a estreia do filme, quando também encerrou as atividades da empresa. “Essa foto foi tirada pela minha ex-mulher [Adriana Bombom], e foi inclusive anexada por ela ao processo, que correu em segredo de Justiça, pela disputa da guarda das minhas filhas.




Povos de santo acusam governo de racismo institucional
 Postado por: Anacley Souza 
Na assinatura das ordens de serviços para a revitalização dos terreiros de candomblé, na tarde desta quinta-feira (15), o presidente da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu), Raimundo Nonato, acusou o governo Wagner de praticar racismo institucional. Representante dos povos de santo em Salvador, Nonato disse ser inadmissível o estado “mais negro do Brasil” sofrer com preconceito. “Isso é uma vergonha. Somos 80% de negros e temos que passar por constrangimentos aqui. Foi muito difícil conseguir estes recursos, pois somos do candomblé. Um estado como o nosso, utilizar de intolerância religiosa é complicado”, reforçou. Em resposta, o governador Jaques Wagner disse que sempre fez o possível e não é um agradecimento realizar ações para os povos de matrizes africanas e sim a obrigação dele. Porém ressaltou que o seu governo foi o que mais deu abertura às comunidades e pediu a cobrança ao outro governo que o suceder. A Bahia é o primeiro estado a repassar recursos para a revitalização de templos de matrizes africanas. O governador Jaques Wagner assinou as ordens de serviço na tarde desta quinta feira (15). Os recursos de R$ 4 milhões repassados diretamente para a Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu) e a Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Amerindia (Afa). Serão ao todo 64 terreiros reformados em Salvador, Cachoeira e Maragojipe. (Bocão News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário